Problemão

Contorno de Pelotas tem novo deslizamento

Barreira de contenção próxima ao viaduto do Salso desmoronou pela segunda vez desde inauguração

Divulgação -

Atualizada às 19h10min

Setenta e sete dias após parte do talude desmoronar devido à forte chuva registrada durante a madrugada de 29 de abril, a estrutura que sustenta a nova pista do Contorno de Pelotas, próxima ao viaduto do Passo do Salso, sofreu novo deslizamento. Novamente bastou uma chuva mais volumosa, na sexta-feira, para que um pedaço da barreira de contenção se desprendesse e caísse sobre a lateral da via.

O trecho onde ocorreu a queda fica no quilômetro 524 da BR-116, a poucos metros do entroncamento com a avenida Cidade de Lisboa. Logo após o deslizamento, o trânsito de veículos no sentido Pelotas - Jaguarão foi desviado uma via marginal da estrada e o local recebeu sinalização de alerta aos motoristas.

Parte do projeto de duplicação da BR-116, o novo Contorno de Pelotas foi oficialmente entregue pelo governo federal no dia 8 de abril, em cerimônia que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), ministros, governador do Estado e prefeitos da Zona Sul. A obra, em execução há dez anos, custou R$ 680 milhões (cerca de R$ 250 milhões a mais que o orçamento inicial) e envolveu a duplicação e modernização de 23,69 quilômetros de estradas que margeiam Pelotas.

O que diz o Dnit
Procurado pela reportagem na sexta-feira para comentar sobre a segurança da obra, os motivos que levaram ao segundo deslizamento do talude e as providências que serão tomadas neste trecho do Contorno, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela rodovia, publicou a seguinte nota:

"Em decorrência das fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul, na tarde desta sexta-feira (15) ocorreu escorregamento de talude na altura do km 526 da BR-116/RS, no Contorno de Pelotas, sentido Porto Alegre-Jaguarão.

As equipes já se dirigiram ao local, sinalizaram o trecho e iniciarão os serviços de limpeza da rodovia neste sábado (16). Em função da ocorrência, no momento o tráfego de veículos opera pela via lateral.

O Departamento já está mobilizado para iniciar os trabalhos de estabilização do talude assim que as condições climáticas estiverem favoráveis" 

Em abril, questionado pelo Diário Popular sobre a primeira queda da barreira em uma obra recém inaugurada, o órgão federal não deu explicações e apenas informou procedimentos adotados naquele momento para limpeza da pista e normalização do tráfego.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas registra 105 novos casos de Covid-19 Anterior

Pelotas registra 105 novos casos de Covid-19

Em busca do sinal perfeito Próximo

Em busca do sinal perfeito

Deixe seu comentário