Problemão
Contorno de Pelotas tem novo deslizamento
Barreira de contenção próxima ao viaduto do Salso desmoronou pela segunda vez desde inauguração
Divulgação -
Atualizada às 19h10min
Setenta e sete dias após parte do talude desmoronar devido à forte chuva registrada durante a madrugada de 29 de abril, a estrutura que sustenta a nova pista do Contorno de Pelotas, próxima ao viaduto do Passo do Salso, sofreu novo deslizamento. Novamente bastou uma chuva mais volumosa, na sexta-feira, para que um pedaço da barreira de contenção se desprendesse e caísse sobre a lateral da via.
O trecho onde ocorreu a queda fica no quilômetro 524 da BR-116, a poucos metros do entroncamento com a avenida Cidade de Lisboa. Logo após o deslizamento, o trânsito de veículos no sentido Pelotas - Jaguarão foi desviado uma via marginal da estrada e o local recebeu sinalização de alerta aos motoristas.
Parte do projeto de duplicação da BR-116, o novo Contorno de Pelotas foi oficialmente entregue pelo governo federal no dia 8 de abril, em cerimônia que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), ministros, governador do Estado e prefeitos da Zona Sul. A obra, em execução há dez anos, custou R$ 680 milhões (cerca de R$ 250 milhões a mais que o orçamento inicial) e envolveu a duplicação e modernização de 23,69 quilômetros de estradas que margeiam Pelotas.
O que diz o Dnit
Procurado pela reportagem na sexta-feira para comentar sobre a segurança da obra, os motivos que levaram ao segundo deslizamento do talude e as providências que serão tomadas neste trecho do Contorno, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela rodovia, publicou a seguinte nota:
"Em decorrência das fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul, na tarde desta sexta-feira (15) ocorreu escorregamento de talude na altura do km 526 da BR-116/RS, no Contorno de Pelotas, sentido Porto Alegre-Jaguarão.
As equipes já se dirigiram ao local, sinalizaram o trecho e iniciarão os serviços de limpeza da rodovia neste sábado (16). Em função da ocorrência, no momento o tráfego de veículos opera pela via lateral.
O Departamento já está mobilizado para iniciar os trabalhos de estabilização do talude assim que as condições climáticas estiverem favoráveis"
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário